Teatro Cultura Artística, no Centro de São Paulo, reabriu suas portas 16 anos depois de ser destruído por incêndio
Desde 2008, quando ocorreu um incêndio, o Teatro Cultura Artística, localizado na rua Nestor Pestana, no centro da capital paulista, estava com suas atividades encerradas. Mas, no último domingo (25), após uma longa reforma, o espaço de cultura voltou a funcionar. Vale lembrar que, a princípio, a data de retorno era em novembro de 2021. A reinauguração terá apresentação da orquestra Filarmônica de Câmara alemã de Bremen.
Teatro Cultura Artística
O Teatro Cultura Artística é considerado um dos equipamentos culturais mais importantes da cidade de São Paulo, e foi reaberto 16 anos depois de ser destruído por conta de um incêndio.
Fechado para reforma desde então, a reabertura tinha sido programada inicialmente para novembro de 2021, porém, sofreu atrasos.
Fachada original
Além disso, o projeto de reforma teve como objetivo voltar à ideia inicial do prédio, em 1950. Agora, com a reforma, a missão de reconstruir o teatro, a Associação Cultura Artística decidiu que o local vai focar em concertos musicais. Sendo assim, as duas salas foram calculadas para a melhor experiência sonora.
De acordo com o diretor executivo do teatro, Frederico Lohmann, a administração analisou o que o teatro fez no decorrer de sua trajetória, o que existe na capital paulista, e quais eram as lacunas e até mesmo qual tipo de sala seria apropriado para esse tipo de espaço que possuem. E a resposta foi que para essas perguntas teria de ter uma sala dedicada para música para formações mais íntimas que era algo que a equipe não tinha aqui em São Paulo.
Apresentações
Com o sucesso da reabertura, o violonista João Camarero já com uma apresentação marcada no novo palco do teatro.
Histórico
Passados 16 anos, ainda não se sabe ao certo o que provocou o incêndio, onde duas salas foram completamente destruídas.
Vale destacar que a casa sempre foi palco de alguns dos principais artistas brasileiros do século XX. O teatro foi inaugurado em 1950, mas, antes disso, a Cultura Artística já existia.
Ela foi fundada em 1912 por um grupo de intelectuais e empresários, entre os quais, estava Mário de Andrade e Olavo Bilac.
Além disso, em 2016, o Teatro Cultura Artística foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Por sua vez, a reforma do espaço cultural ocorreu por meio de recursos da Lei Rouanet, com um valor total de R$ 87 milhões.
Fonte: Foto de fotogurme na Freepik