quinta-feira, junho 18, 2026
  • Sobre
  • Contato
  • Política de Privacidade
Revista Prefeitos de São Paulo
  • Home
  • Cidades
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Economia
  • História
  • Saúde
  • Turismo
No Result
View All Result
Revista Prefeitos de São Paulo
Home Saúde

Julho Neon é criado para ampliar conscientização sobre saúde bucal no Brasil

Equipe Revista Prefeitos de São Paulo by Equipe Revista Prefeitos de São Paulo
18/05/2026
in Saúde
0
Julho Neon é criado para ampliar conscientização sobre saúde bucal no Brasil
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no LinkedInCompartilhar no WhatsApp

A saúde bucal passará a ter um mês dedicado exclusivamente a campanhas de conscientização em todo o território nacional. A iniciativa foi oficializada com a criação do Julho Neon, estabelecido pela Lei 15.408/2026, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A nova legislação inclui o movimento no calendário oficial brasileiro e prevê ações educativas, mobilizações públicas e campanhas voltadas à prevenção de doenças bucais ao longo de todo o mês de julho. A proposta é ampliar o acesso da população às informações sobre higiene oral e incentivar cuidados preventivos.

Postagens relacionadas

Integração entre saúde pública e privada: Hans Dohmann aponta caminhos para eficiência sistêmica

Integração entre saúde pública e privada: Hans Dohmann aponta caminhos para eficiência sistêmica

17/06/2026
Mulher descobre doença genética rara após recorrer ao ChatGPT em busca de respostas

Mulher descobre doença genética rara após recorrer ao ChatGPT em busca de respostas

15/06/2026

A medida também fortalece a estratégia do governo federal de ampliar os serviços odontológicos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos anos, a saúde bucal ganhou mais espaço dentro das políticas públicas de saúde, especialmente após a reformulação de programas já existentes.

Com o Julho Neon, unidades de saúde, escolas e instituições parceiras poderão promover atividades de orientação, distribuição de informações e campanhas de prevenção em diferentes regiões do país. A expectativa é estimular hábitos de higiene desde a infância e reforçar a importância das consultas odontológicas regulares.

Além da prevenção de cáries, as campanhas também deverão abordar doenças gengivais, perda dentária e a necessidade do diagnóstico precoce de problemas bucais. A intenção do governo é ampliar o debate sobre saúde oral e aproximar os serviços da população.

Política nacional ampliou ações odontológicas

A criação do Julho Neon ocorre após a instituição da Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do SUS, oficializada pelo governo federal em maio de 2023.

A política consolidou a saúde bucal como uma das áreas prioritárias dentro da rede pública e fortaleceu o programa Brasil Sorridente, criado em 2004 para ampliar o acesso da população aos atendimentos odontológicos gratuitos.

Entre os objetivos do programa estão a ampliação da cobertura odontológica no SUS, a redução dos índices de cáries e outras doenças bucais e o aumento da oferta de tratamentos especializados.

A proposta também prevê a integração da saúde bucal nos serviços de atenção primária, média e alta complexidade, permitindo que pacientes tenham acesso tanto a atendimentos preventivos quanto a procedimentos mais complexos.

Dentro das ações do Brasil Sorridente estão tratamentos como canal, próteses dentárias e acompanhamento odontológico especializado. O programa busca reduzir desigualdades no acesso aos serviços, principalmente entre pessoas que dependem exclusivamente da rede pública.

Segundo o Ministério da Saúde, a prevenção ainda é considerada um dos principais desafios da área odontológica no país. Problemas bucais podem comprometer alimentação, comunicação e qualidade de vida, além de afetarem autoestima e bem-estar.

Governo investe em unidades odontológicas móveis

Outra medida voltada à expansão do atendimento ocorreu em agosto de 2025, quando o governo federal entregou 400 Unidades Odontológicas Móveis para atendimento em diferentes regiões do país.

O investimento foi de R$ 152 milhões, com recursos do Novo PAC Saúde. Os veículos itinerantes foram criados para atender principalmente comunidades localizadas em áreas remotas ou de difícil acesso.

As unidades móveis permitem a realização de consultas, avaliações clínicas e procedimentos básicos diretamente nas localidades atendidas. A estratégia busca ampliar a cobertura dos serviços odontológicos e reduzir dificuldades enfrentadas por moradores de municípios afastados dos grandes centros urbanos.

Em diversas regiões brasileiras, o acesso ao atendimento odontológico ainda é limitado pela distância entre comunidades e unidades de saúde. Com os consultórios móveis, o governo pretende aproximar os serviços da população e ampliar o alcance das políticas públicas de saúde bucal.

Além dos atendimentos clínicos, os veículos também poderão participar das ações do Julho Neon, promovendo campanhas educativas e orientações preventivas durante o mês de julho.

A expectativa do Ministério da Saúde é que a nova campanha nacional fortaleça o debate sobre saúde bucal e incentive a população a procurar atendimento preventivo com maior frequência. O governo também pretende ampliar a participação de profissionais de saúde, gestores públicos e instituições parceiras nas mobilizações realizadas ao longo do mês.

Com a criação do Julho Neon, a saúde bucal passa a ter uma campanha permanente de conscientização no calendário nacional. A medida reforça a intenção do governo federal de ampliar políticas de prevenção e fortalecer o atendimento odontológico oferecido pelo SUS.

Fonte: Agência Brasil 
Foto: https://www.magnific.com/br/fotos-premium/foto-de-close-up-de-jovem-sentado-na-cadeira-do-dentista-com-a-boca-aberta-no-consultorio-do-dentista-enquanto-faz-o-exame_6802176.htm

Tags: Saúde bucal
Previous Post

Honda acelera reestruturação global e aposta em híbridos para ampliar competitividade até 2029

Next Post

Arena Brasileira em São Paulo terá jogos da Copa de 2026 e shows de Anitta, Ivete, Caetano e Ludmilla

Next Post
Arena Brasileira em São Paulo terá jogos da Copa de 2026 e shows de Anitta, Ivete, Caetano e Ludmilla

Arena Brasileira em São Paulo terá jogos da Copa de 2026 e shows de Anitta, Ivete, Caetano e Ludmilla

POSTAGENS RECOMENDADAS

Furto em laboratório da Unicamp leva à interdição de áreas de pesquisa

Furto em laboratório da Unicamp leva à interdição de áreas de pesquisa

3 meses ago
Caps IV Redenção celebra 3 anos

Caps IV Redenção celebra 3 anos com 7,5 mil atendimentos

3 anos ago
atividade-turística- cresce-em-sp-em-21,8%-no-mês-de-maio

Atividade turística cresce em SP em 21,8% no mês de maio

5 anos ago
Construção de represa em Botucatu

Construção de represa em Botucatu revela reaparecimento de Cachoeira Véu de Noiva

4 anos ago

BUSCAR POR CATEGORIAS

  • Cidades
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Economia
  • História
  • Saúde
  • Turismo

POSTAGENS MAIS VISUALIZADAS

  • Hospedagem social para pessoas em situação de rua: SP inaugura a 1ª unidade

    Hospedagem social para pessoas em situação de rua: SP inaugura a 1ª unidade

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Virada Cultural 2022: Prefeitura lança Chamamento de Adesão à Programação

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Relógios icônicos de São Paulo: saiba mais

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Programas de Formação Cultural: SMC abre inscrições

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Jardins de chuva em SP: Prefeitura ultrapassa a marca de 200

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

A Revista Prefeitos de São Paulo reúne as principais notícias e informações sobre os municípios paulistas, com foco na gestão pública e no cotidiano das cidades. O portal acompanha temas como economia, cultura, saúde, história e turismo, sempre com olhar atento à realidade local. Um espaço dedicado a informar e aproximar os paulistas do que acontece em suas cidades.

Postagens Recentes

  • Integração entre saúde pública e privada: Hans Dohmann aponta caminhos para eficiência sistêmica
  • Ernesto Heinzelmann e a nova agenda empresarial: desenvolvimento social como ativo estratégico
  • Mulher descobre doença genética rara após recorrer ao ChatGPT em busca de respostas

Categorias

  • Cidades
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Economia
  • História
  • Saúde
  • Turismo

ÚLTIMAS POSTAGENS

Integração entre saúde pública e privada: Hans Dohmann aponta caminhos para eficiência sistêmica

Integração entre saúde pública e privada: Hans Dohmann aponta caminhos para eficiência sistêmica

17/06/2026
Ernesto Heinzelmann e a nova agenda empresarial: desenvolvimento social como ativo estratégico

Ernesto Heinzelmann e a nova agenda empresarial: desenvolvimento social como ativo estratégico

16/06/2026
  • Sobre
  • Contato
  • Política de Privacidade

© 2021 - Revista Prefeitos de São Paulo.

No Result
View All Result
  • Home
  • Cidades
  • Cultura
  • Economia
  • História
  • Saúde
  • Turismo

© 2021 - Revista Prefeitos de São Paulo.