Leilão de veículos em SP já retomou suas atividades e Governo tem a expectativa da venda de mais de 3,2 mil veículos
Em setembro de 2023, os leilões de carros foram suspensos pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Agora, o governo estadual informou que essas ações de vendas voltarão a acontecer, a princípio, em oito cidades paulistas. São elas: Botucatu, Bragança Paulista, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Itapecerica da Serra, Itatiba e Juquitiba.
Segundo Ícaro Eustachio, diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP, os oito municípios vão sediar os leilões até o mês de julho. Mas, trata-se apenas da primeira fase de licitações do Detran-SP.
Leilão de veículos em SP
O leilão de veículos em SP já possui acordos firmados desde 20 de março. Neste caso, os lotes aprovados seguem na etapa de preparação dos veículos. Essa etapa compreende se há, por exemplo, registro de restrição judicial ou policial, gravames financeiros ou débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito. Também serão definidos quais veículos estão conservados, em condições para trafegar em segurança, e quais serão comercializados como sucata, bem como dar um lance mínimo para cada item.
Edital do leilão
No entanto, a pessoa interessada em dar algum lance por um veículo deve consultar o edital do respectivo leilão para saber qual é o preço de partida dele. No documento, constam dados administrativos, além de informações como marca, modelo, ano de fabricação, número de motor e cor predominante dos bens ofertados, valor inicial dos lotes e forma de pagamento, bem como local, data e horário em que os veículos poderão ser examinados e retirados depois de batido o martelo.
Aviso no Diário Oficial do Estado
Todo leilão marcado será avisado 15 dias antes de sua realização, com publicação no Diário Oficial do Estado, onde constarão dados como: dia e horário do evento, endereço, tipos de veículos ofertados, se estão destinados à circulação ou à venda como sucata. Além do Diário, as informações também serão publicadas em jornais da região e no site da entidade responsável pelo leilão.
Comissão Estadual de Leilão
A Comissão Estadual de Leilão foi criada em meados de abril pelo DETRAN-SPN, através da Portaria 2.235. Trata-se de uma espécie de consultoria ativa, com o intuito de consolidar um sistema íntegro e eficiente.
Por fim, toda a documentação relativa aos procedimentos de leilões no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) será registrada e arquivada pela comissão. Além de publicar indicadores de desempenho, propor metas de aperfeiçoamento e compartilhar dados estatísticos de forma integrada ao painel oficial de dados do Detran-SP.
*Foto: Reprodução/https://www.instagram.com/p/CggtkRhDCpq/