Maior roda-gigante da América Latina será instalada no parque Cândido Portinari ainda no primeiro semestre e fará parte da revitalização do entorno do rio Pinheiros
Ainda neste semestre será entregue em São Paulo a maior roda-gigante da América Latina. A responsável pelo projeto é a empresa São Paulo Big Wheel (SPBW), classificada por meio de chamamento público. Ela já começou a montagem.
Maior roda-gigante da América Latina
Chamada de “Roda São Paulo” ficará em uma área de 4,5 mil metros quadrados, no Parque Candido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital. Já a inauguração da maior roda-gigante da América Latina está prevista para junho deste ano. Além disso, o projeto integra as ações do Governo do Estado para revitalizar a região do Rio Pinheiros e fomentar o turismo na região.
Segundo Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente:
“Essa iniciativa é mais uma parceria do Governo com a iniciativa privada para ampliar as opções de lazer da população e fomentar o turismo na capital. Vale lembrar que, de acordo com o contrato firmado, haverá ações e tarifas sociais para que comunidades do entorno usem o espaço.”
Design da Maior roda-gigante da América Latina
De acordo com a empresa SPBW, a roda possui design único, leve e conta com sustentação por cabos ou estais. Elas foram especialmente pensadas para se juntar à paisagem urbana. Ao todo, serão 42 cabines de observação com capacidade para até dez pessoas, ar-condicionado, monitoramento por câmeras, interfones e wi-fi. A estrutura também terá iluminação cênica, projetada para interagir com a cidade.
Fácil acesso
O local é de fácil acesso pela linha de trem conectada ao metrô, ônibus, e ainda por meio de ciclovias permanentes e ciclofaixas de lazer montadas aos domingos e feriados. A expectativa é receber entre 600 mil e 1 milhão de visitantes por ano, quase 10% do atual público frequentador dos parques.
SIMA
Entretanto, para conseguir este feito, a empresa pagará à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) R$ 141 mil mensais ou 10% do valor do faturamento bruto (prevalecendo o maior).
Os valores serão transferidos à administração do parque. Além disso, o acordo também prevê apoio da SPBW na manutenção e robusto programa de inclusão social e educação ambiental a alunos de escolas públicas. E também a beneficiários de programas e projetos sociais das comunidades do Jaguaré.
Empregos diretos
Após a inauguração, a Roda São Paulo deve gerar 160 empregos diretos e indiretos. O empreendimento também conta com outros 200 trabalhadores na montagem. Os recursos para construção são privados. É o que explica secretário estadual de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz:
“A Roda São Paulo é um exemplo de como uma ação de saneamento e melhoria da qualidade vida dos moradores tem impacto positivo no turismo.”
Agente de transformação
Já o CEO SPBW, Marcelo Mugnaini, complementa:
“Mais que um ícone da cidade, a Roda São Paulo será um novo motor de desenvolvimento, um agente de transformação, ao contribuir, no contexto do projeto do Governo do Estado de revitalização da região do Rio Pinheiros, com a valorização dos imóveis, o surgimento de empreendimentos, com programa de educação ambiental para escolas públicas, e uma nova relação dos moradores e visitantes com São Paulo. Será um marco no desenvolvimento urbano e turístico de São Paulo, que vai mostrar a cidade de um ponto de vista privilegiado, unindo a paisagem urbana e as belezas naturais do Rio Pinheiros e dos parques.”
Área de convivência
O empreendimento terá ainda uma área de convivência integrada ao Cândido Portinari. Construída com materiais sustentáveis, pavimentos permeáveis, soluções de reuso de água e acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldade de mobilidade. A área vai ocupar apenas 3% do parque e receberá enriquecimento arbóreo, favorecendo a biodiversidade nas margens do rio Pinheiros. Será permitida a visitação de pets no local.
Novo Rio Pinheiros
O programa Novo Rio Pinheiros tem o propósito de revitalizar esta região da cidade de São Paulo por meio da ação de diversos órgãos públicos em parceria com a sociedade. Contudo, a meta até o fim de 2022 é reduzir o esgoto lançado em seus afluentes, melhorar a qualidade das águas e integrá-lo completamente à capital paulista.
Entretanto, por ser um rio urbano, a água não será potável. Mas, com o projeto de despoluição concluído, haverá a melhora do odor existente, abrigo de vida aquática e, principalmente, a volta da população às suas margens com a recuperação ambiental e paisagística do seu entorno.
*Foto: Divulgação/Site Secretaria de Turismo SP