O empresário foi um dos palestrantes da 22ª edição do evento que contou com a presença de mais de 8 mil pessoas
A ExpoGestão 2024 aconteceu entre os dias 25 e 27 de junho e reuniu alguns dos principais nomes da atualidade, em exposições informativas e encontros inspiradores. Na quarta-feira (26), a palestra de Ernesto Heinzelmann intitulada “Enriqueça seu legado: faça a diferença na sociedade”, convidou o público a refletir sobre a marca que cada um quer deixar no mundo.
No mesmo dia se juntaram ao encontro, o presidente do Projeto Resgate Mário Sant’ana e o Conselheiro Administrativo da mesma instituição Jonas Tilp. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer estratégias eficazes para incorporar objetivos sociais às práticas de liderança pessoal e empresarial, buscando não apenas o sucesso econômico, mas também um impacto social sustentável.
Palestra de Ernesto Heinzelmann
A palestra de Ernesto Heinzelmann foi direcionada a todos que aspiram deixar uma marca positiva no mundo por meio de ações e decisões pessoais e profissionais. O empresário também ofereceu insights sobre como um engajamento social inteligente pode proporcionar benefícios duradouros para organizações, indivíduos e para a sociedade.
A apresentação do empresário busca entender a etimologia do termo, descrevendo os tipos de legado e a sua importância. Passando por grandes figuras históricas, Heinzelmann explica que para construção de um legado é preciso considerar 5 pontos: visão e propósito, contribuição positiva, persistência e resiliência, transmissão de conhecimento e integridade e valores.
“Ao refletir sobre a minha trajetória, sinto-me profundamente grato por todas as oportunidades e desafios que encontrei ao longo do caminho. Poder contribuir para deixar um legado duradouro à sociedade traz uma grande satisfação pessoal”, destacou Heinzelmann.
Balanço da ExpoGestão 2024
Nos três dias da ExpoGestão, mais de 8.600 pessoas participaram dos eventos paralelos, das palestras simultâneas e visitaram o Ambiente de Negócios. A 22ª edição superou a marca de público do ano passado, que contou com a presença de 6 mil congressistas.
Para o diretor do evento, Alonso Torres, uma das particularidades do congresso está no benefício da transferência de titularidade, ou seja, empresas e participantes podiam compartilhar do mesmo passaporte de acesso. “Com uma inscrição da empresa é possível que três ou quatro pessoas acompanhem palestras diferentes”, explicou ele.
O diretor da ExpoGestão destacou que o sucesso do evento se deve a sincronicidade entre a qualidade dos palestrantes e do público. Ele revelou ainda que, a próxima edição está prevista para acontecer entre os dias 10 e 12 de junho de 2025.
“Nós temos o pensamento e a prática como uma promessa e, nessa lógica, tivemos muitos exemplos práticos, e percebemos a satisfação das pessoas na qualidade das palestras. Ainda vamos fazer outros trabalhos de avaliação, mas temos recebido os feedbacks de que houve uma entrega muito qualificada de conteúdo com audiência de ótimo nível”, completou Torres.
Sobre Ernesto Heinzelmann
Ernesto Heinzelmann, engenheiro com 40 anos de experiência, atuou em empresas renomadas como a Embraco, onde trabalhou por 33 anos. Sua trajetória de sucesso nesta empresa culminou em sua nomeação como presidente em 1993, quando liderou um importante processo de expansão e internacionalização.
Atualmente, Heinzelmann preside o Conselho de Administração de diversas organizações, como o Instituto Core, o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, a Rôgga Empreendimentos e a Portinvest. Além disso, ele é fundador e apoiador do Projeto Resgate, também é membro do conselho do Porto Itapoá e do movimento Excelência SC, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento social.
Em abril deste ano, o empresário foi admitido como Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE), integrando um grupo distinto de engenheiros reconhecidos por suas realizações e elevados padrões éticos.
Foto: André Kopsc.