Programa Desenvolve SP dá crédito a empresas pré-operacionais, ou seja, àquelas que apresentarem projetos de investimentos
Com o propósito de trabalhar cada vez mais para democratizar o crédito e, ao mesmo tempo, gerar emprego, renda e desenvolvimento sustentável, o programa Desenvolve SP liberou mais de R$ 122 milhões em financiamentos para 411 micro, pequenas e médias empresas que possuem sede em 107 municípios paulistas de janeiro até início de julho de 2024.
Programa Desenvolve SP
Além disso, a Desenvolve SP provou que mais uma vez o Estado paulista bateu novo recorde de abertura de empresas. No período estudado, surgiram mais de 174 mil companhias em todo o estado de São Paulo nos primeiros seis meses de 2024. Isso configura uma alta de cerca de 15% em comparação com o primeiro semestre de 2023. Na ocasião, foi registrado um total de mais de 152 mil empresas.
Além disso, o empreendedor que acabou de abrir sua empresa também pode acessar o crédito da agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Confira abaixo o que pensa o Superintendente de Negócios da Desenvolve SP, Luca Seeder Iacona, que explica como vai funcionar esta tomada de crédito no crescimento dos negócios.
Aumento no número de empresas
Qual o real o impacto deste aumento na economia paulista?
O superintendente explica que este aumento do número de novas empresas é um indicador positivo da economia local. Em suma, quanto mais companhias mais geração de emprego, competitividade e arrecadação de impostos. E isso proporciona também mais recursos para investimentos em infraestrutura, educação, saúde e outros serviços públicos essenciais.
Papel do crédito na abertura de mais empresas
Neste caso, o crédito desempenha um papel fundamental ao fornecer os recursos necessários para que novos empreendedores transformem suas ideias em negócios viáveis. Consequentemente, há uma contribuição para o desenvolvimento econômico sustentável.
Quem tem acesso ao crédito?
Os investimentos físicos (obras e equipamentos) de uma nova empresa poderão ser financiados por meio de uma das linhas de crédito que abrangem a modalidade Projetos de Investimento. Entretanto, se o investimento for para inovação, também há linhas de crédito específicas.
Quais são os critérios?
A empresa não deve possuir restrição no Serasa, estar em dia com as obrigações tributárias e com os órgãos de meio ambiente, e possuir garantias. Por outro lado, também é importante apresentar um bom Plano de Negócios, uma vez que é a análise da sua viabilidade que dependerá a aprovação do crédito.
Condições de financiamentos – taxas e prazos
Até 120 meses para Projetos de Investimentos, sendo 36 meses de carência de amortizações, em que há cobrança apenas de juros e correção monetária; e 84 meses para amortizar, com juros a partir de 0,33% ao mês, acrescidos da Selic. Mas, empresas inovadoras terão condições especiais, de acordo com o objeto a ser financiado.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/colegas-de-trabalho-confiante-ocupado-ver-dados-enquanto-discutia-o-relatorio-no-cafe-da-cidade_2448441.htm#fromView=search&page=1&position=8&uuid=58e82858-3eab-4930-9e22-d26aa89e5734