sexta-feira, maio 19, 2023
  • Sobre
  • Contato
  • Política de Privacidade
Revista Prefeitos de São Paulo
  • Home
  • Cidades
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Economia
  • História
  • Saúde
  • Turismo
No Result
View All Result
Revista Prefeitos de São Paulo
Home Economia

Cidades empreendedoras: São Paulo lidera índice

Equipe Revista Prefeitos de São Paulo by Equipe Revista Prefeitos de São Paulo
30/03/2023
in Economia
0
Cidades empreendedoras: São Paulo lidera índice
0
SHARES
4
VIEWS
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no LinkedInCompartilhar no WhatsApp

Cidades empreendedoras são reveladas por meio de estudo da Escola Nacional de Administração Pública

A cidade de São Paulo lidera a lista das cidades que apresentam melhores condições para o empreendedorismo. É o que afirma o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) referente ao período 2022/2023.

Postagens relacionadas

Empregos no mês de abril

Empregos no mês de abril: Unidades do Cate ofereceram 470 vagas

30/04/2023
Abertura de empresas em SP

Abertura de empresas em SP registra recorde desde o início da série histórica

02/03/2023

Cidades empreendedoras – índice

De acordo com o levantamento sobre as cidades empreendedoras brasileiras, os municípios que mais subiram no ranking desta última pesquisa foram:

  • Brasília, que passou da 69ª posição para o 4º lugar;
  • Boa Vista (RR), que subiu de 47º para 6°;
  • e Aparecida de Goiânia (GO), da 65ª posição para a 35ª.

Como é feito o relatório

Produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o relatório engloba os 101 municípios mais populosos do Brasil, “organizados de acordo com as melhores condições para empreender”.

Ranking geral

Já no ranking geral, a segunda posição ficou para a cidade de Florianópolis (SC), seguida de Joinville (SC). Na sequência, após Brasília, aparecem Niterói (RJ), Boa Vista, Curitiba, Rio de Janeiro, Macapá e Goiânia.

Segundo os pesquisadores, estas são as cidades com melhores condições para o empreendedorismo, a partir de sete fatores determinantes para que os negócios sejam bem-sucedidos. São eles: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Destaques

Por outro lado, o destaque em termos de crescimento da capital da República neste ranking se deve, especialmente, segundo a pesquisa, “às melhorias registradas no ambiente regulatório (redução da alíquota interna do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e simplificação burocrática (diminuição de tempo gasto com processos), questões que afetam diretamente a capacidade de empreendedores abrirem e manterem seus negócios, assim como de torná-los rentáveis”.

Sendo assim, Brasília segue ocupando posição de destaque (3º lugar) no quesito infraestrutura, “especialmente por ter boas conexões de transporte com outras cidades, estados e países”, acrescentou o relatório.

Em relação ao ganho de posições de Boa Vista se deve principalmente ao quesito “cultura empreendedora”, descrito como “interesse das pessoas e das instituições do município pelo empreendedorismo”. Ainda sobre esta cidade, o destaque está associado à iniciativa em se tornar empreendedora e ao engajamento nas principais instituições de apoio ao setor, tais como: Sebrae, Simples Nacional e Senac. Além disso, também houve progresso na área de inovação. Nesse caso, impulsionados pela economia criativa e pela ampliação de empresas de tecnologia da informação e comunicação.

Maior ascensão no ICE 2023-03-28 já p caso do município de Aparecida de Goiânia se deve ao fato de ser a cidade do interior com maior ascensão no ICE 2023. A justificativa levou em conta a melhoria no ambiente regulatório e na cultura empreendedora. Isso porque houve:

  • redução no tempo de tramitação de processos;
  • diminuição da taxa de congestionamento em tribunais;
  • ampliação da simplicidade tributária;
  • e maior interesse da população local no empreendedorismo.

Aparecida de Goiânia ganhou ainda, segundo a Escola Nacional de Administração Pública, posições no mercado pela evolução no indicador de crescimento real médio do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no país.

Ambiente Regulatório

No quesito Ambiente Regulatório, Goiânia foi apontada como melhor cidade para quem quer empreender, com baixas alíquotas de impostos. Ou seja, é uma região onde se gasta menos tempo com questões burocráticas (legais e processuais), essenciais à criação execução do negócio, apontou o relatório, referindo-se à capital goiana que, nesse quesito, avançou da 19ª posição para a primeira em 2023. Em segundo lugar, ficou Joinville, seguida pelo Rio de Janeiro, Florianópolis e Niterói.

Contudo, São Paulo e Limeira (SP) lideram o ranking das “melhores infraestruturas para o desenvolvimento do empreendedorismo”. Segundo o levantamento, elas se destacaram por apresentar redes de transporte (por terra, mar ou ar) e condições urbanas mais adequadas e favoráveis ao desenvolvimento de negócios.

Na terceira posição, está Brasília, seguida de Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Porto Alegre (RS), Piracicaba (SP) e Campinas. Além disso, as condições urbanas e custos de cada município (como custo do metro quadrado dos imóveis; acesso à internet rápida ou a segurança urbana) são essenciais para a decisão de o empreendedor abrir ou não um negócio na região.

Mercado

As cidades que apresentaram “melhor desenvolvimento econômico e mais clientes potenciais”, no ranking relativo a mercado, foram Niterói, Jundiaí (SP) e Brasília.

Niterói foi a cidade que registrou o maior crescimento real do PIB no período, além de ter o quarto melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). A cidade conta também com uma indústria do petróleo “que se beneficiou dos sucessivos aumentos do preço do barril, assim como da cotação do dólar”.

Já no quesito Acesso a Capital, algo que em muito favorece os negócios, as cidades mais bem ranqueadas foram São Paulo, Osasco (SP), Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Aqui, os pesquisadores explicaram que há “evidências” de que a “facilidade em obter recursos financeiros” é um dos “principais motivos para empreendedores se arriscarem em novas oportunidades”.

Inovação e Capital Humano

Florianópolis, Limeira e Campina Grande foram citadas como “locais com mais condições para a criação de negócios com potencial de gerar inovações”, quesito que abrange características como “concentração de talentos no mercado de trabalho local, financiamento de ações de inovação e infraestrutura tecnológica”. Empreendedores inovadores estão associados também à identificação de novos produtos, processos e mercados.

Outro ponto analisado pelo estudo foi a importância do capital humano para o desenvolvimento que ganhou espaço nas análises econômicas. A liderança nesse ranking é ocupada por Florianópolis, seguida de Vitória, Santa Maria (RS) e Porto Alegre.

O levantamento citou estudos indicando que a maior abundância de capital humano nas cidades pode impactar positivamente de três formas no empreendedorismo. A primeira, por aumentar a chance de êxito nas empresas, uma vez que “é mais provável que o empreendedor seja mais capacitado na gestão do negócio”.

Além disso, o capital humano favorece a alocação de recursos e a coordenação de atividades de forma mais eficiente. Por fim, “ampliando as redes de relações sociais que se organizam no desenvolvimento do empreendedorismo”.

Cultura empreendedora

Por fim, a cidade mais engajada para atividades empreendedoras, quesito que tem por base a busca de informações sobre empreendedorismo e empresas locais, o que inclui “conhecimento sobre os processos de abertura de empresas”, foi Boa Vista (RR).

O segundo lugar neste ranking ficou com Macapá (AP). Depois, aparecem Palmas (TO), Brasília, Maceió, Rio Branco (AC), Ananindeua (PA) e Porto Velho (RO).

*Foto: Reprodução/Unsplash (Lucas Marcomini)

Tags: SebraeSenacSimples Nacional
Previous Post

Virada Cultural Metaverso: SP gasta R$ 10,1 mi e lança edital de organização

Next Post

Selo de Acessibilidade Arquitetônica para pessoas com deficiência é concedido ao Parque Augusta – Mario Covas

Next Post
Selo de Acessibilidade Arquitetônica para pessoas com deficiência

Selo de Acessibilidade Arquitetônica para pessoas com deficiência é concedido ao Parque Augusta – Mario Covas

POSTAGENS RECOMENDADAS

Mais de 19 mil crianças são vacinadas

Mais de 19 mil crianças são vacinadas na capital paulista

1 ano ago
coral-jovem-do-estado-de-sp-homenageia-compositoras-no-theatro-são-pedro

Coral Jovem do Estado de SP homenageia compositoras no Theatro São Pedro

2 anos ago
amplifica-cine-prefeitura-de-são-paulo-potencializa-coletivos-periféricos

Amplifica Cine: Prefeitura de São Paulo potencializa coletivos periféricos

2 anos ago
Comércio de Ribeirão Preto

Comércio de Ribeirão Preto quer fim das interdições em datas importantes

12 meses ago

BUSCAR POR CATEGORIAS

  • Cidades
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Economia
  • História
  • Saúde
  • Sem Categoria
  • Turismo

BUSCAR POR TÓPICOS

ABIH ADESAMPA Aline Cardoso Armando Junior Ayrton Senna Banco do Povo Bruno Covas Cachoeira Véu de Noiva Caged Caixa Econômica Federal CCSP Covid-19 Creas dívida ativa EAD ecoturismo Festa da Uva de Jundiaí Fórmula 1 IPTU ISS ITBI Jucesp Lewis Hamilton Lina Bo Bardi MEI Museu Afro Brasil Mônica Bergamo Natal Programa Mulheres do Peito restauração Ricardo Nunes Roberto de Lucena Sambódromo do Anhembi Sebrae Sebrae-SP Senac SETUR-SP Simples Nacional SMC SUS Sérgio Mies Tarcísio de Freitas Teatro Arthur Azevedo Unidades Básicas de Saúde virada cultural metaverso

POSTAGENS MAIS VISUALIZADAS

  • Virada Cultural 2022

    Virada Cultural 2022: Prefeitura lança Chamamento de Adesão à Programação

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Programas de Formação Cultural: SMC abre inscrições

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Acervo em transformação do MASP tem visitação até o fim do ano

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Parque Augusta: Prefeitura de SP promete inauguração para julho

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Largo da Matriz abriga novo Polo Cultural, Gastronômico e Turístico

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

Revista Prefeitos de São Paulo: todas as informações em um só local.

Postagens Recentes

  • Virada Cultural 2023: Prefeitura de SP anuncia datas
  • Geração de emprego no interior paulista registra saldo positivo no 1º trimestre
  • 65º Congresso Estadual dos Municípios: Turismo de São Paulo participa

Categorias

  • Cidades
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Economia
  • História
  • Saúde
  • Sem Categoria
  • Turismo

ÚLTIMAS POSTAGENS

Virada Cultural 2023

Virada Cultural 2023: Prefeitura de SP anuncia datas

18/05/2023
Geração de emprego no interior paulista

Geração de emprego no interior paulista registra saldo positivo no 1º trimestre

14/05/2023
  • Sobre
  • Contato
  • Política de Privacidade

© 2021 - Revista Prefeitos de São Paulo.

No Result
View All Result
  • Home
  • Cidades
  • Cultura
  • Economia
  • História
  • Saúde
  • Turismo

© 2021 - Revista Prefeitos de São Paulo.