quinta-feira, junho 18, 2026
  • Sobre
  • Contato
  • Política de Privacidade
Revista Prefeitos de São Paulo
  • Home
  • Cidades
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Economia
  • História
  • Saúde
  • Turismo
No Result
View All Result
Revista Prefeitos de São Paulo
Home Cotidiano

Câmara de São Paulo avança em pauta de cidades inteligentes e elege nova vice-presidente

Equipe Revista Prefeitos de São Paulo by Equipe Revista Prefeitos de São Paulo
13/05/2026
in Cotidiano
0
Câmara de São Paulo avança em pauta de cidades inteligentes e elege nova vice-presidente
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no LinkedInCompartilhar no WhatsApp

A Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta quinta-feira (7) a primeira reunião do ano após a instalação oficial do colegiado em abril. O encontro foi marcado pela eleição da nova vice-presidente da comissão, pela aprovação de requerimentos ligados à agenda climática e pela participação do ex-secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.

A vereadora Edir Sales (PSD) foi escolhida para ocupar a vice-presidência dos trabalhos em 2026. Ao comentar a nova função, a parlamentar destacou experiências internacionais relacionadas à tecnologia aplicada à gestão urbana e afirmou que São Paulo tem avançado em iniciativas voltadas ao conceito de cidade inteligente.

Postagens relacionadas

Condomínios com lazer separado para moradores populares entram na mira da Prefeitura de São Paulo

Condomínios com lazer separado para moradores populares entram na mira da Prefeitura de São Paulo

22/05/2026
PEC do fim da escala 6x1 ganha novo formato e prevê semana de 40 horas no Brasil

PEC do fim da escala 6×1 ganha novo formato e prevê semana de 40 horas no Brasil

08/05/2026

“É uma Comissão importante, estive na China e Japão e pude olhar de perto a tecnologia e inovação direcionada a cidades inteligentes. Eles são muito avançados, mas São Paulo está no caminho. Destaco o Smart Sampa e os ônibus elétricos. Fico feliz em fazer parte do grupo.”

A reunião foi conduzida pelo presidente da comissão, vereador Sansão Pereira (Republicanos), e contou ainda com a presença do vereador João Ananias (PT).

Gestão ambiental e tecnologia entram em debate

Convidado pelos parlamentares, Rodrigo Ashiuchi apresentou um balanço das ações desenvolvidas durante o período em que esteve à frente da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. A exposição concentrou-se em projetos ligados à sustentabilidade, inovação e monitoramento ambiental.

Um dos principais pontos abordados foi o inventário arbóreo da cidade, ferramenta criada para mapear e acompanhar as condições das árvores existentes na capital paulista. O sistema utiliza veículos equipados com tecnologia de escaneamento para coletar dados técnicos em diferentes regiões.

“Tivemos um recorde, foram 152.810 árvores plantadas ano passado. Agora, temos um inventário arbóreo, que é um raio-X, onde se faz um escaneamento de todas as árvores da cidade. Estimamos cerca de 650 mil árvores plantadas, mas temos a estimativa de 8 a 10% a mais nesta nova coleta de dados obtidos por meio de carros equipados com tecnologia. São dados importantes como inclinação e tamanho da copa que dão subsídios às Subprefeituras sobre o estado delas.”

Segundo Ashiuchi, o levantamento ajuda na identificação de riscos e no planejamento da manutenção urbana, além de ampliar o controle sobre áreas verdes espalhadas pela cidade.

Sensores monitoram qualidade do ar em São Paulo

Outro tema apresentado durante a reunião foi a instalação de sensores climáticos em cinco regiões da capital. Os equipamentos fazem parte da estratégia municipal voltada ao acompanhamento das condições ambientais e à prevenção de impactos provocados pelas mudanças climáticas.

Os dispositivos monitoram temperatura, umidade e qualidade do ar em tempo real. As informações são integradas à Central de Monitoramento em Parques, vinculada à Operação Fogo Zero.

Durante a apresentação, Ashiuchi afirmou que os dados obtidos poderão ajudar na avaliação dos impactos da eletrificação do transporte coletivo sobre o meio ambiente.

“Os sensores medem temperatura e umidade, além da qualidade do ar. Então, será possível medir o real avanço da qualidade do ar nos corredores verdes com a implantação dos ônibus elétricos. São 1.259 veículos, o que corresponde ao plantio de 6.400 árvores, além da redução da emissão de CO₂ e da economia de óleo diesel.”

A substituição gradual da frota movida a diesel por ônibus elétricos tem sido tratada pela administração municipal como uma das principais medidas de redução de emissões na cidade.

Requerimentos tratam de clima e mobilidade aérea

Os integrantes da comissão aprovaram três requerimentos durante a sessão. Um deles prevê o convite ao secretário executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini, para participar de uma reunião futura do colegiado.

A proposta é discutir as estratégias adotadas pela Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, especialmente em temas relacionados à prevenção de enchentes, mitigação de riscos ambientais e desenvolvimento de cidades resilientes.

Outro requerimento aprovado solicita a participação de Paulo Augusto Baccarin, procurador-geral legislativo da Câmara Municipal de São Paulo, em debate sobre os desafios jurídicos e regulatórios envolvendo a mobilidade aérea urbana.

O foco da discussão será o avanço dos eVTOLs, aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical que vêm sendo estudadas como alternativa para deslocamentos urbanos em grandes centros.

A comissão pretende aprofundar, ao longo dos próximos meses, discussões relacionadas à inovação tecnológica, sustentabilidade e modernização da infraestrutura urbana da capital paulista.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo
Foto: https://www.magnific.com/br/fotos-premium/grupo-diversificado-de-pessoas-num-seminario_2749138.htm

Tags: São Paulo
Previous Post

Economista Paulo Narcélio Simões Amaral avalia que reestruturação empresarial ganha protagonismo em setores estratégicos

Next Post

Honda acelera reestruturação global e aposta em híbridos para ampliar competitividade até 2029

Next Post
Honda acelera reestruturação global e aposta em híbridos para ampliar competitividade até 2029

Honda acelera reestruturação global e aposta em híbridos para ampliar competitividade até 2029

POSTAGENS RECOMENDADAS

Impacto da Agrishow 2022

Impacto da Agrishow 2022 alcança R$ 400 milhões

4 anos ago
Horta urbana agroflorestal movimenta economia solidária na zona Leste de SP

Horta urbana agroflorestal movimenta economia solidária na zona Leste de SP

2 anos ago
Com alta de estresse e burnout, Hans Dohmann avalia como as plataformas digitais de saúde podem ser usadas no fortalecimento do cuidado corporativo

Com alta de estresse e burnout, Hans Dohmann avalia como as plataformas digitais de saúde podem ser usadas no fortalecimento do cuidado corporativo

6 meses ago
Vale-recarga do Gás do Povo entra em nova fase com alcance ampliado

Vale-recarga do Gás do Povo entra em nova fase com alcance ampliado

4 meses ago

BUSCAR POR CATEGORIAS

  • Cidades
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Economia
  • História
  • Saúde
  • Turismo

POSTAGENS MAIS VISUALIZADAS

  • Hospedagem social para pessoas em situação de rua: SP inaugura a 1ª unidade

    Hospedagem social para pessoas em situação de rua: SP inaugura a 1ª unidade

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Virada Cultural 2022: Prefeitura lança Chamamento de Adesão à Programação

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Relógios icônicos de São Paulo: saiba mais

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Programas de Formação Cultural: SMC abre inscrições

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Jardins de chuva em SP: Prefeitura ultrapassa a marca de 200

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

A Revista Prefeitos de São Paulo reúne as principais notícias e informações sobre os municípios paulistas, com foco na gestão pública e no cotidiano das cidades. O portal acompanha temas como economia, cultura, saúde, história e turismo, sempre com olhar atento à realidade local. Um espaço dedicado a informar e aproximar os paulistas do que acontece em suas cidades.

Postagens Recentes

  • Integração entre saúde pública e privada: Hans Dohmann aponta caminhos para eficiência sistêmica
  • Ernesto Heinzelmann e a nova agenda empresarial: desenvolvimento social como ativo estratégico
  • Mulher descobre doença genética rara após recorrer ao ChatGPT em busca de respostas

Categorias

  • Cidades
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Economia
  • História
  • Saúde
  • Turismo

ÚLTIMAS POSTAGENS

Integração entre saúde pública e privada: Hans Dohmann aponta caminhos para eficiência sistêmica

Integração entre saúde pública e privada: Hans Dohmann aponta caminhos para eficiência sistêmica

17/06/2026
Ernesto Heinzelmann e a nova agenda empresarial: desenvolvimento social como ativo estratégico

Ernesto Heinzelmann e a nova agenda empresarial: desenvolvimento social como ativo estratégico

16/06/2026
  • Sobre
  • Contato
  • Política de Privacidade

© 2021 - Revista Prefeitos de São Paulo.

No Result
View All Result
  • Home
  • Cidades
  • Cultura
  • Economia
  • História
  • Saúde
  • Turismo

© 2021 - Revista Prefeitos de São Paulo.